Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > ECO

Economia e Gestão


Sigla: ECO
Departamento: Departamento de Ciências da Educação, Sociais e Humanas
Grau: Licenciatura
Início de funcionamento: 2005
Descrição:

OBJECTIVOS
A licenciatura em Economia e Gestão proporciona um conhecimento avançado e rigoroso no domínio científico que lhe é próprio. Também garante uma aprendizagem sólida em áreas complementares, mas essenciais à formação do macro e do micro economista, como são as das Matemática, História, Sociologia e Direito.
Os três primeiros anos do curso são fundamentalmente dedicados ao estudo de matérias de formação geral em teoria micro e macro económica e em áreas disciplinares complementares. Pretende-se que o estudante adquira uma base consistente para o conhecimento e a compreensão dos fenómenos e problemas económicos com que terá de que se confrontar na vida activa.
O programa de licenciatura articula uma formação generalista de grande qualidade com a possibilidade de uma especialização em várias áreas da micro e da macro economia.
O quinto ano inclui um estágio. Procura-se, assim, possibilitar uma maior aproximação à vida profissional futura e estimular o desenvolvimento de projectos de pesquisa e de trabalho em equipa.
O frequentador do ramo de Gestão fica munido de uma formação curricular que integra de forma harmoniosa disciplinas de base como a Economia, a Contabilidade, a Matemática ou Sociologia, com disciplinas funcionais como a Fiscalidade, a Estratégia Empresarial ou a Gestão da Produção. Em resultado, a sua formação permite-lhe agir profissionalmente, numa óptica de gestão, no universo das organizações e das autoridades econónico-financeiras.
O frequentador do ramo de Economia e Administração Hospitalar fica munido de uma formação curricular que integra de forma harmoniosa disciplinas de base com disciplinas como a Economia de Saúde, a Economia da Protecção Social ou Sistemas de Informação na Saúde. O quarto ano, momento em que o estudante escolhe voluntária e necessariamente um dos quatro ramos do curso, é dedicado ao aprofundamento de um dos domínios disciplinares específicos e à formação em + áreas optativas de livre escolha.
Em resultado, a sua formação permite-lhe agir profissionalmente, numa óptica micro e macro económica, no universo das organizações e dos serviços de saúde.
O f req ue nta do r d o ramo d e Coo pe ra çã o e Desenvolvimento fica munido de uma formação curricular que integra de forma harmoniosa disciplinas de base com disciplinas funcionais como a Cooperação Internacional e Projectos de Desenvolvimento. Em re sultad o, a su a formaçã o pe rmite- lhe ag ir profissionalmente, numa óptica micro e macro económica, no universo das organizações nacionais e internacionais, governamentais ou não governamentais, que visam a cooperação como fórmula para o desenvolvimento.
A licenciatura em Economia e Gestão direcciona todas as atenções para a evolução das necessidades de pequenas e médias empresas, associações e cooperativas. Assim, o plano curricular elaborado de acordo com a ideia de que a globalização veio exigir novos modelos de gestão e funcionamento.
Uma vez que estes organismos representam um papel fulcral na definição do tecido empresarial nacional, tornase indispensável a formação de uma nova geração de gestores e administradores.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Gestão de Associações, Cooperativas e Pequenas e Médias Empresas Com ou Sem Fins Lucrativos;
- Trabalho em Projectos de Desenvolvimento e Cooperação;
- Auditoria e Consultoria em Gestão;
- Elaboração de Projectos Económico-Financeiros;
- Organismos Económicos e Financeiros Nacionais e Internacionais;
- Administração Pública;
- Investigação Aplicada à Gestão, à Economia, à Saúde e à Cooperação e Desenvolvimento;
- Elaboração de Projectos de Desenvolvimento e Cooperação;
- Docência.

Planos de Estudo

Recomendar PáginaRecomendar Voltar ao TopoVoltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © ISPJPB I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Última actualização: 2014-11-05 I Página gerada em: 19-04-2024 às 04:06:41